O que são semi jóias

por Marcela Castro em March 18, 2021

Hoje nós vamos falar sobre o que são semi jóias, quais são os processos necessários para a fabricação e por último a diferença entre semi jóias, folheados ou banhados.

O que são semi jóias?

As semijoias são jóias femininas cujas características de fabricação, aparência e modificação são muito semelhantes às joias de ouro puro. No entanto, eles são feitos de metais comuns, como latão e estanho.

 

Esses metais passam então por um processo denominado foliação, no qual camadas de metais preciosos (como ouro, prata e ródio) são depositadas para garantir que seu acabamento e durabilidade sejam semelhantes aos de joias em acessórios.

 

Segundo a ABNT-NBR 15876, as pedras semipreciosas devem conter pelo menos dois milésimos de metais preciosos (ouro 18k, prata ou ródio) em sua estrutura foliar.

Como é o processo de fabricação?

O processo de fabricação de pedras semipreciosas é muito semelhante ao das jóias de ouro.

 

A diferença está na quantidade de metais preciosos (ouro, prata, ródio) e gemas. As gemas nas gemas são diamantes, esmeraldas e rubis.

 

Para pedras semipreciosas, zircônia, cristal, gemas naturais semi jóias, como quartzo e pérolas artificiais, são usadas.

 

A fabricação de semijóias precisa passar por muitos processos manuais semelhantes aos de jóias reais, como fixação, polimento, jato de areia, etc.

 

Esses processos não são realizados na fabricação de joias porque não são fortes o suficiente para suportar tais processos.

Semijoias, folheados ou banhados: qual a diferença?

Atualmente, as semi jóias, joias compostas, acabamentos ou chapeamento são nomenclaturas diferentes para a mesma coisa. Cada loja ou fabricante escolhe o termo que mais gostou e o utiliza.

 

O termo "folheado" é bem conhecido devido ao antigo processo de fabricação amplamente utilizado em igrejas, no qual uma folha de ouro muito fina é aplicada ao metal e depois aquecida para garantir sua lisura.

 

Atualmente, esse processo de fabricação foi abandonado devido à descoberta de galvanoplastia ou banhos químicos.

 

Na galvanoplastia, os metais preciosos são depositados em um tanque de produtos químicos por meio de um processo de eletrodeposição.

 

Portanto, todas as pedras semipreciosas são banhadas a ouro e não possuem revestimento, mas o termo revestimento ainda é comum entre os consumidores.

 

Gostou do nosso artigo sobre o que são semi jóias?

VOLTAR AO TOPO
Carregando Ambiente Seguro